“A fotografia sempre foi o meu canto e grito. Grito adormecido nos últimos 10 anos como juizforano, e desta longa hibernação acordei clicando a cidade, suas luzes, sua arquitetura, suas feiras e seus habitantes.”
Fotógrafo autodidata, Lodônio Di Figueiredo começou a fotografar a 40 anos atrás. Profissionalizou-se como repórter e fotógrafo, sendo fotógrafo oficial do I FESTIVALE (Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha) e da Secretaria Municipal de Cultura de BH, no projeto "Estórias" sobre Guimarães Rosa. Fotografou para capa de trabalhos musicais dos conterrâneos: Célia Mara, Leonardo Pinto e Paulinho Pedra Azul. Participou de Exposição Coletiva no Palácio das Artes BH sobre o Jequitinhonha e coordenou oficinas fotográficas no XII e XIII FESTIVALE nas cidades de Bocaiúva e Jequitinhonha.
Em 2012 expôs “Feira Marginal” no Cultural Bar e trabalha no projeto Paisagem Urbana, livro de fotografia sobre a arquitetura da cidade, editado pela Lei MM2011, em parceria com a FUNALFA/PREFEITURA DE JUIZ DE FORA.