Livro

Paisagem Urbana

Livro fotográfico editado pela editora FUNALFA, com subsídio da Lei Murilo Mendes, retrata fragmentos do espaço urbano e da arquitetura de Juiz de Fora na ótica do não cotidiano. Uma das propostas do fotógrafo é a exploração das ferramentas digitais para o aproveitamento das suas potencialidades na representação gráfica do espaço urbano.

“Na tentativa de captar olhares, rasguei o véu monocromático da nossa arquitetura invisível, solarizando, negativando e saturando os fragmentos desta paisagem urbana, como forma de otimizar a expressão do óbvio.”

“Vaguei pela cidade atento às minúcias de sua fisicalidade, absorvendo a sua escrita arquitetônica, muitas vezes escondida atrás do véu monocromático da pintura, e desta busca de novos significados e interpretações, construí uma nova cidade visual, mais lúdica e mais colorida.”

Lodônio Di Figueiredo
Fotografo – ARFOC 477

32 8819 1255

 

Álbum de Fotografias

Todas imagens deste álbum disponibilizadas para download gratuito, como parte integrante do projeto "Paisagem Urbana", Lei MM/11.
As imagens aqui disponibilizadas somente poderão ser utilizadas no intuito preservacionista, educacional e cultural, desde que seja respeitado o direito autoral, citando: Lodônio.

Álbum de Fotografias - Paisagem Urbana - 53 Imagens
* Utilização comercial das imagens somente com a autorização do autor.

 

ABALANDO AS ESTRUTURAS: o olho plástico de Lodônio

“O artista Lodônio parece um bom exemplo de como a inquietação funciona como mola propulsora da criação artística, no caso, traduzida por sua produção em fotografia. (...)

Munido de sua câmera constrangedoramente simples – levando em conta o aparato tecnológico sofisticado que o maquinário fotográfico oferece hoje – este artista sai às ruas como um flâneur, vagando à procura de algo que só o seu sentimento detecta, fazendo um inventário arquitetônico/urbanístico onde surge a “cidade afetiva” que ele constrói a cada apertada no disparador. (...)

Ao folhearmos este livro, podemos nos perguntar se estamos frente a uma perspectiva nova, portadora de incitações plásticas, que tirariam Lodônio de seu lugar de fotógrafo e o jogariam em outra classificação. Acredito que este desafio é desnecessário: o que interessa no acervo que encontramos reproduzido aqui é a riqueza que as imagens portam. (...)

O diálogo que estas fotografias fazem com a pintura, o desenho e a gravura é o grande achado deste “fazedor”. (...)

Lodônio pinta e desenha com sua câmera, sem deixar de “fotografar”.” (...)

Afonso Rodrigues
Professor do IAD/ UFJF

Professor  de  fotografia  e  cinema  no  Bacharelado
Mestre e Doutor em Estudos Literários

 

(...)“Lodônio encontrou na fotografia a sua forma de expressão artística. E não se contentando em capturar ângulos, cenas, paisagens de forma a evidenciá-las enquanto imagem fotográfica foi além. Passou a interferir, com uma liberdade estonteante, em suas próprias fotografias, transformando-as digitalmente, a partir de um novo olhar, único. É essa autenticidade aliada ao resultado pictórico digital que forma a beleza desse olhar.”

Miriam de O. Loureiro
Bacharel em
Comunicação Social